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Natação Adaptada Hidroginástica

5cO que é

O objectivo deste tipo de Natação consiste em colocar pessoas num ambiente estimulante, onde o desenvolvimento pessoal e social possa ocorrer juntamente com o aperfeiçoamento das habilidades físicas.

Segundo Burkahrdt e Escobar (1985) (in Kerbej, F (2202) pp 86;87), a natação adaptada é toda a fase em que o indivíduo se adapta a um meio diferente do que está habituada. Esta é composta por movimentos básicos, tais como a entrada e saída da água, deslocamentos em pé, imersões, equilíbrio dorsal, ventral e vertica, saltos em pé e de cabeça e nado utilitário.

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O objectivo deste tipo de Natação consiste em colocar pessoas num ambiente estimulante, onde o desenvolvimento pessoal e social possa ocorrer juntamente com o aperfeiçoamento das habilidades físicas.

Segundo Fonseca (2001), o cérebro deve organizar inúmeras fontes de informação sensorial num comportamento motor e numa experiência integrada. O método de Halliwick é um dos métodos mais utilizados em Natação Adaptada. Foi desenvolvido por James Mac Millan em 1949, com o objectivo especifico de dar segurança na água às pessoas de todas as idades, portadoras dos diversos tipos de deficiência.

Esta actividade tem como princípio ensinar primeiro o aluno a ter noção de si próprio, do seu controle e equilíbrio na água, para depois ensina-lo a nadar. Este método trata-se de uma progressão de aprendizagem de adaptação ao meio aquático e controle do corpo e volta de todos os eixos de movimento. Para que estes princípios sejam viáveis têm que haver condições de segurança e conforto, pois só assim o nadador estará relaxado e pronto para iniciar a sessão.

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Benefícios

Devido às suas características particulares a actividade dentro de água é diferente da actividade num ginásio. A entrada na água traz novas experiências, possibilitando movimentos que noutras ocasiões não seriam possíveis de realizar. Os efeitos terapêuticos dos exercícios na água estão também relacionados com:

    •  Alívio da dor e espasmos musculares;
    • Manutenção ou aumento da amplitude de movimentos e articulações;
    • Fortalecimentos dos músculos enfraquecidos e aumento da sua tolerância aos exercícios; reeducação dos músculos paralisados;
    • Melhoria da circulação;
    • Encorajamento das actividades funcionais;
    • Manutenção e melhoria do equilíbrio e postura.

O Colégio proporciona esta actividade uma a duas vezes por semana para cada aluno, baseados nas suas condições físicas, psíquicas e médicas.