Home   IPEIP   Quem Somos

Quem Somos

História

Fundado em 1973 como Colégio Particular, constituiu-se em 1978 como Colégio “As Descobertas – Ensino Especial”, projecto do Instituto Português de Educação e Investigação Pedagógica (IPEIP), Instituição Particular de Solidariedade Social com registo nº 28/2009, averbamento nº 1, livro 12 das associações, folhas 119 e 119 verso, sito na Avenida Dom Vasco da Gama, nº 25, 1400-127 Lisboa.

 O “Colégio As Descobertas Educação Especial” tem Acordo de Cooperação com o Ministério da Educação, sendo as mensalidades e as actividades gratuitas para os  Encarregados de Educação.

O IPEIP funciona num espaço, situado na Av. D. Vasco da Gama – Restelo – graças aos Exmos Senhor Dr. João Pereira Duarte e sua esposa Exma Senhora Maria Palmira Mendes de Morais Pinto Duarte, que ao longo da sua vida sempre manifestaram grande interesse e preocupação pelas crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. Nesse espírito solidário venderam o espaço ao IPEIP para que a Associação garantisse o apoio aos alunos com necessidades educativas especiais.

 

São Associados do IPEIP, os seus alunos e encarregados de educação, os funcionários e outras pessoas que colaboram com o IPEIP nos mais variados campos de ação.

A compra do espaço foi efectuada pelos Associados Fundadores do IPEIP, os quais contribuíram pessoalmente, com espírito de união e solidariedade, ultrapassando dificuldades financeiras pessoais para que este projecto pudesse cumprir o desígnio para o qual foi criado. Aos Associados Fundadores do IPEIP, deixamos a nossa estima, lembrança e amizade: Senhora Maria Clara Lourenço Tempera, Senhor João Manuel do Carmo Correia Marcelino, Senhora Maria Palmira Mendes de Morais Pinto Duarte, Senhora Elisabete Maria Morgado de Oliveira Vieira Gonçalves e Senhora Célia da Conceição Ramos Saraiva Piçarra.


O Colégio

Enquanto percurso educativo o nosso objectivo consiste em criar a igualdade de oportunidades para promover o acesso e sucesso educativo, estimular o intelecto e a formação pessoal e social, com a finalidade de fomentar a integração sócio-profissional de cidadãos autónomos, responsáveis e tolerantes.

O nosso propósito, enquanto Centro de Actividades Ocupacionais “As Descobertas” é desenvolver actividades que promovam a capacitação e a aquisição de competências sociais necessárias para uma melhor inserção familiar e comunitária, assegurando condições de vida digna.

Hoje, o IPEIP funciona com duas Respostas Sociais, Escolar (Colégio As Descobertas) e Centro de Actividades Ocupacionais, atendendo cerca de 80 alunos com problemáticas cognitivas, motoras e multideficiência.

 

 

Potenciar as competências mentais, cognitivas, motoras e psicossociais de pessoas com necessidades especiais, através de intervenções individuais nas áreas de educação, reabilitação e desenvolvimento, promovendo a melhoria da qualidade de vida.

Igualdade na Diferença.

Procuramos sempre inovar nos serviços que prestamos aos nossos clientes, quer do ponto de vista técnico quer humano, apostando claramente num ambiente de união, dinamismo e dedicação da equipa de trabalho, de alegria e afecto para com os nossos clientes, tentando abranger um serviço global de serviços, de acordo com as necessidades dos mesmos, atingindo assim a igualdade de tratamento e de oportunidades dos clientes e respeitando o legado que os fundadores da Instituição criaram no IPEIP – Colégio As Descobertas Ensino Especial.

I novação

G lobalização de serviços

U nião

A legria

L egado

D edicação

A fecto

D inamismo

E ducação

 

É política de Qualidade do IPEIP promover serviços de qualidade e melhoria constante dos níveis de satisfação dos seus clientes e dos processos de trabalho, através da implementação das melhores práticas.A Instituição assume o compromisso de desenvolvimento sustentável, proporcionando qualidade, confiança e segurança aos clientes e parceiros, através da optimização das sinergias criadas com profissionais qualificados e motivados, envolvendo sempre os clientes no cumprimento da missão e valores institucionais.